Decoração da casa

Como devo escolher o melhor modelo de cuba para banheiro e lavabo?

A diferente entre cuba e pia está no formato, a pia é uma peça de louça e inteira que vai até o chão. A cuba é uma versão moderna que geralmente fica sobreposta na bancada ou flutuante.
As cubas são indispensáveis para banheiros e lavabos, além da sua funcionalidade funcionam como peça de destaque. Mas saber escolher a louça certa para seu ambiente pode gerar muitas dúvidas diante de tantos modelos que encontramos no mercado.

O primeiro passo é saber quanto você tem de espaço disponível e ter um projeto em mãos. Um cuba muito grande, por exemplo, pode deixar pouco espaço na pia. Também é necessário identificar o tipo de sistema que se adapta ao seu espaço: suspensa, embutida, semi-encaixe, sobreposta, apoiada ou esculpida.

Neste guia você encontrará todos os modelos de cubas para banheiros e lavabos e como escolher o modelo certo para seu projeto.

1. C U B A S  D E  E M B U T I R

As mais tradicionais e econômicas, são coladas por baixo da bancada por isso precisam ter um recorte na medida exata. Como a peça fica embutida no tampo da pia, pode aparecer na parte inferior da bancada, por isso, é interessante apostar em gabinetes ou armários para que o seu banheiro fique bem decorado, e não com a sensação de inacabado.

2. C U B A S  D E  A P O I O

São peças colocadas inteiramente sobre a bancada e precisam apenas do furo para o escoamento da água. As cubas de apoio ficam com a louça totalmente exposta acima da bancada e a bancada fica com espaço reduzido. Por isso são melhores em ambientes como lavabos, local onde não precisamos de espaço para colocar produtos de higiene.

Os melhores modelos de apoio são as ovais ou circulares, elas acumulam menos sujeira do que as quadradas e retangulares. Fiquem atentos às torneiras para este tipo de cuba, pois elas devem ser de parede ou mais alta do que a cuba utilizada.

3. C U B A S  D E  S O B R E P O R

São bem parecidas com os modelos de embutir, mas são fixadas por cima da bancada deixando uma moldura aparente, o que dá todo um destaque especial.

4. C U B A S   S U S P E N S A

São fixadas diretamente na parede sem precisar de bancada. Podem ter o apoio de bancadas, e neste caso não precisam de materiais que suportem muito peso já que o peso estará distribuído na parede.

5. C U B A S  E S C U L P I D A S

São feitas no mesmo material da bancada. Podem ser de granito, mármore, silestone, nanoglass, porcelanato, e outros materiais. O cuidado deve estar na instalação, precisa ser como uma tampa removível, pois quando é fixa com o passar do tempo pode criar lodo/limo, já que não temos como limpar abaixo dela e isso pode causar um cheiro desagradável.

As cubas esculpidas variam de preço de acordo com o material. A escolha da torneira ou misturador nesse caso é muito importante: se a pressão da água e o escoamento não forem compatíveis, espirrará água todas as vezes que você for usar a pia.

Modernize seu banheiro sem a necessidade de reformar.

A cuba de embutir pode ser substituída por cubas de apoio, o pedreiro consegue instalar em cima do vão da antiga cuba. Essa é uma solução rápida para modernizar seu banheiro ou lavado, sem precisar trocar a pedra, apenas a torneira que precisa ser de bica alta para se adequar a nova cuba. A colagem da cuba de apoio pode ser feita com silicone.

Atenção: O tamanho deve ser maior que o vão da anterior!

*Todas as cubas utilizadas como exemplo nas imagens acima são da marca Deca.

 

Sobre o Autor

Amanda Forte

Amanda Forte

Pesquisadora incansável e curiosa, a arquiteta Amanda Forte pertence a uma nova safra de profissionais que vem ganhando espaço no mercado de projetos residenciais, interiores e comerciais. Através de seu escritório localizado na cidade de Sorocaba, Amanda tem se dedicado a construir um legado que é referência em toda a região.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!