tipos de açucares
Alimentação e Receitas

Melhores açúcares para consumir

Como uma curiosidade minha em busca da melhor opção de açúcar para usar no café e em sobremesas, descobri o melhor tipo de açúcar para nossa saúde.
C om tantas opções no mercado é difícil saber qual o melhor açúcar para consumir. Para você ter uma ideia existem onze tipos. No Brasil, o mais utilizado é o açúcar refinado, o pior de todos, repleto de conservantes. O processo de refino faz com que ele perca todo os seus nutrientes e o deixa viciante para o organismo. A regra é simples, quanto mais escura a cor do açúcar melhor ele é para a saúde.

Descubra agora os melhores tipos de açucares para o consumo.

 

1° AÇÚCAR DE COCO

Considerado o melhor açúcar para a saúde, o açúcar de coco é extraído do néctar da flor da palmeira do coco. Ele é rico em vitaminas (B1, B2, B3 e B6) e minerais como zinco, ferro, cálcio e potássio.

Ideal para quem quer controlar o peso é o menos calórico e tem baixo índice glicêmico, com liberação lenta no organismo. Ele é queimado pelo organismo ao invés de ser armazenado. A vantagem ou desvantagem dele, é o leve gosto de coco.

açúcar de coco
Infelizmente o açúcar de coco ainda é caro, como toda a novidade. R$ 38
2° MASCAVO

Antes de descobrirem o de coco, este era o melhor para a saúde. Rico em vitaminas A e B, ferro, magnésio e potássio, é extraído depois do cozimento do caldo de cana e não contém aditivos, por isso sua coloração é escura. Quanto as calorias ele tem quase a mesma quantidade que o refinado, mas isso não deve ser levado em consideração já que o outro não tem nenhuma vitamina. Tem um leve sabor de caldo de cana.

3° DEMERARA

Ele passa pelo mesmo processo que o mascavo, mas com um leve refinamento o que dá o tom caramelo. Também não tem aditivos por isso tem valores nutricionais altos. Para meu paladar este tem o gosto parecido com o refinado.

Açúcar demerara
Açúcar demerara
Açúcar mascavo
Açúcar mascavo
4° MELADO DE CANA

Em forma liquida, o melado é nutritivo rico em minerais como cálcio, ferro (combate a anemia), magnésio, selênio e zinco. Eu já usei e achei que ele adoça um pouco menos (parece que precisa usar muito).

5° MEL 

Fonte de minerais e vitaminas do complexo B, é um açúcar natural. Pesquisas mostram que o mel orgânico (natural, da roça) contém antioxidantes que podem ajudar a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom (HDL) diminuindo o risco de doença cardiovascular.

Atenção: o mel processado pode perder alguns de seus nutrientes durante a fabricação.

Meu maior pecado com açúcar é no café, não fico sem e não gosto do sabor dos adoçantes. Em sucos consegui adaptar meu paladar. Antes colocava açúcar e hoje já tomo sem. A verdade é que a melhor opção sempre será consumir sem o açúcar, com o doce natural da fruta.

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!