Alimentação e Receitas

Como montar uma salada light para não passar fome

Difícil almoçar só uma saladinha e não passar fome. Para emagrecer e comer de forma saudável sem neuras, veja como montar uma salada light que te deixa saciada.
Só Deus e nossa mãe sabem como passamos fome pra ficar em forma no dia do casamento! Sempre apelamos para a famosa saladinha, mas chega uma hora que a bendita enjoa, não desce de jeito nenhum. E o pior, é quando você come e uma hora depois está com fome.

Mesmo eu sendo nutricionistas, sempre tive dificuldades em me alimentar corretamente, confesso que foi mudando uma coisa de cada vez que consegui mudar meus hábitos e me alimentar com equilíbrio e sem neuras. Pra não ficar só nas folhas com frango grelhado, vou mostrar como montar uma salada apetitosa, saudável e prática. Essas ideias servem para montar a salada no pote, colocando sempre os molhos no fundo do pote e as folhas por último, no topo.

PRIMEIRO

  1. O primeiro passo é sempre ter folhas verdes que não precisam ser cruas, podem ser refogadas.
  2. Depois você deve acrescentar algo crocante, que de tanto você mastigar vai te dar a sensação de saciedade além de deixar a salada mais gostosa (confesso que ás vezes coloco batata palha mas o melhor é usar grãos, sementes, croutons).
  3. Pra não sofrer com a fome, adicione um pouco de arroz integral, macarrão ou quinoa caso não goste de grão de bico ou lentilha.
  4. Para transformar a salada em um prato substancial, adicione proteínas como ovo, salmão, atum, frango, bife grelhado e grão de bico.
  5. Para temperar use ervas como manjericão, salsinha, coentro, hortelã e tomilho, limão, vinagre balsâmico, que trazem um elemento fresco e ajudam a evitar o uso do sal.

Fica mais fácil vendo esta foto:

 

como montar a salada perfeita
Está em inglês mas dá para entender. A base são as folhas verdes, depois acrescente algo crocante (crunch), algo macio (soft), algo inesperado ou sabores diferentes como frutas e picles (unexpected), proteína e um molho (dressing)

Cuscuz  marroquino com Tofu

Kale e cuscuz Tofu Bowls Com Laranja Tahini Vestir

O cuscuz marroquino é super prático de fazer, uma caixinha de R$ 12,00 dá para você usar mais de dez vezes, clique aqui para saber o preparo.  Nesta salada foi usado tofu assado (misture com mel, shoyu e óleo de gergelim e coloque no forno só para dourar), couve ou espinafre refogada, tomate cereja, avocado picado e sementes de girassol torrada.

O ingrediente que você não encontrar ou achar substitua por outro parecido.

 

Salada de cuscuz marroquino com legumes | Panelinha - Receitas que funcionam:
Tem dias que só janto esse cuscuz, faço com frango desfiado ou kani, cenoura ralada, maçã, milho, ervilha, palmito, cebola, amendoim, etc..só não coloco tomate pq ele estraga rápido.

Batata doce e grão de bico

Batata doce grão Bacia
Saladinha simples e gostosa com grão de bico, batata doce, brócolis e verduras. Cozinhe o grão de bico com seu tempero habitual. Depois de cozido, ainda quente, misture com uma verdura de preferência como acelga ou espinafre para ela dar uma murchadinha.
A batata doce pode ser cozida ou assada, eu prefiro assada assim coloco uns pedaços de cebola junto.  Depois que tudo estiver cozido é só arrumar bonitinho em um bowl ou prato, fica melhor que tudo misturado. Eu gosto de temperar com limão e sal, mas o molho da foto é feito com Tahine:
  • 1/4 xícara (56 g) de tahine
  • 1 colher de sopa de xarope de bordo
  • 1/2 limão – suco
  • 2 a 4 colheres de sopa de água quente para diluir

 

Batata doce abacate bacia
Essa é uma variação da salada acima, mas ao invés de grão de bico tem quinoa e ainda pode ser feita com arroz integral. Para finalizar queijo cotagge.
Uma opção gostosa com o grão de bico é fazer uma salada com atum, cebola, tomate, limão e cheiro verde.

Salada de lentilha

Arco-íris Veggie Bacia Com Jalapeño Ranch Dressing

Aqui a unica coisa que você precisa cozinhar é a lentilha, que pode ser substituída por frango, atum ou macarrão. Acrescente tomate picado, milho, pepino, ervilhas torta(toque de crocância) e abacate a gosto. Aqui foi usado um molho de iogurte simples mas você pode temperar como preferir.

 

Salada de arroz frito

Vegan Fried Rice

Arroz frito você pode comer frio ou quente, esse é feito com o mesmo tofu adocicado e assado. Refogue o alho, cebola, ervilhas e cenouras; em seguida, adicione o arroz integral cozido e o tofu. Tempere com molho shoyu e decore com amendoim torrado e cebolinha.

 

Balsamic Chicken Salad with Lemon Quinoa:
Folhas, tomate cereja, queijo branco, azeitonas, quinoa e filé de frango
Sriracha Lime Chicken Chopped Salad:
Escolhas suas folhas preferidas para usar como base. Acrescente tomate, cebola, abacaxi grelhado, abacate ou ervilhas e filé de frango ou peixe.

Agora vou contar o que eu faço! No almoço eu sinto bastante fome então faço um refeição normal, equilibrada e sem exageros (como sem me sentir pesada).

O que funcionou na época do casamento e uso até hoje porque acabei me adaptando, foi substituir o jantar, nele como essas saladas, uma salada de cuscuz marroquino, cuscuz tradicional, batata amassada, filé com salada, bastante legumes cozidos (amo brócolis e couve-flor) percebi que é mais fácil para mim. Dai quando bate aquela fome ás 23 h como um iogurte grego de flocos/banana ou uma fruta.

Tanto que hoje em dia como vou na academia, estou mais magra que no dia do casamento, e olha que no final de semana como minha pizza e meu lanche sem culpa nenhuma!

Espero ter ajudado!

Bjs

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

2 comentários

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!