noivos se beijando na saída da cerimônia
Planejamento e Organização

Segundo passo para organizar seu casamento sem estresse

Não saber como começar a organizar uma festa de casamento é normal. São dezenas de ideias, passos e decisões a serem tomadas que a gente fica confusa mesmo. Depois de te contar qual o primeiro passo, agora te mostro as decisões que precisam ser tomadas antes de você encontrar seus fornecedores.
Ser organizado logo no início do planejamento do casamento te garante uma tranquilidade enorme durante o trajeto. É imprescindível que tudo seja falado, discutido e anotado para que mais à frente você não tenha uma crise nervosa.

Anteriormente comentei que os primeiros passos para começar a organizar uma festa, seria fazer um Brainstorm (tempestade de ideias), que é aquele momento onde os noivos dizem tudo que desejam e o estilo do evento. Depois de tomar as decisões sobre qual linha decorativa seu casamento terá, chega a hora mais tensa. O momento de tomar decisões realistas de como esta festa será organizada e paga.

5 Primeiros passos para começar a organizar uma festa de casamento

Qual será o seu orçamento?

Discuta com o seu noivo qual o valor estimado para a festa de vocês. Quanto vocês gostariam de pagar e qual o limite que vocês podem gastar. Isso é primordial para que o dinheiro seja bem controlado e gasto nas coisas certas. Dependendo do valor a ser gasto, pode ser que a festa que seria planejada em um ano precise de um ano e meio para ser paga com mais tranquilidade e liberdade para escolher tudo o que desejam.

Vocês também precisam decidir como esta festa será paga e ter uma conversa franca com seus familiares. De preferência fazer isso com você sozinha com seus pais e o seu noivo com os pais dele. Este é o momento de descobrir se somente os noivos pagarão este evento ou se os pais contribuirão com isso, seja dando dinheiro ou itens como o vestido de noiva e o espaço da cerimônia.

Quando um evento envolve muitas pessoas, tem tendência a ter confusão. Todas as decisões tomadas devem ser anotadas para que futuramente você não passe uma situação constrangedora. Qual? De contar que a sua vó pagará seu bolo e depois no momento de pagar ela “esqueceu” e não tem dinheiro. Infelizmente existem pessoas que prometem e a hora não cumprem.

decoração de casamento com vasos suspensos

Quais são suas prioridades?

A sua e a do noivo, claro! Ele não pode ser esquecido, ainda mais pagando tudo.

Este é momento de saber o que não pode faltar em sua festa. Uma banda é essencial para ele e o vestido importado é algo que você não abre mão? Ou seria o local da festa, um evento na praia? Esses pequenos detalhes fazem com que você já saiba que precisa reservar um dinheiro para essas coisas, que podem até ser pagas antes de outras, o que te leva a economizar. Não porque não importam, mas porque para vocês isso tem menos valor.

Quanto o noivo estará envolvido nisso? 

Muitos noivos realmente não gostam de tomar decisões de decoração, qual a igreja você vai casar e aonde será contratado os doces. Alguns só se envolvem no final da festa, quanto existem decisões que dependem deles. Outros tomam gosto pela coisa e acabam mudando todas as escolhas da noiva.

Perguntar a ele se você pode decidir sem a sua presença é ideal, com isso você não cria expectativas e nem fica chateada pensando babozeiras. Mesmo que ele te dê essa liberdade, não esqueça de falar o que você está decidindo e enviar os contratos por e-mail, para que ele fique ciente de tudo.

Por mais que o noivo não goste dessa parte e só queira pagar, não deixe contar o que foi decidido porque ele não é seu banco. E futuramente ele pode te cobrar: “porque você fechou com essa pessoa? Porque gastou tanto?”

por onde começar a planejar uma festa de casamento. Casal estilo hippie cortando o bolo

Você gostaria de uma cerimonialista?

Um cerimonialista ajuda muito mais quando contratado logo nos primeiros meses do planejamento do casamento. Ele pode te indicar os melhores fornecedores para o seu perfil de festa e te orientar o passo que será dado mês a mês. Quando você o contrata só para o dia do evento, tem que ter em mente que qualquer problema com fornecedores não será de responsabilidade dele, e até pode acontecer dele não conseguir resolver por não estar envolvido na organização desde o começo.

Se você tem dúvidas quanto a isso, converse com alguns profissionais e assim decida o que é melhor para vocês.

Monte uma planilha

Na busca por fornecedores você pode se perder com tantas informações. São muitas pessoas disponíveis no mercado e você pode se confundir, tem vezes que aparecem orçamentos no seu e-mail e você nem sabe como ele te achou!

Monte uma planilha com o nome do fornecedor, local, valores e pontos positivos para que fique mais fácil você decidir. Após ter contratado essas pessoas, mesmo com o auxilio de um cerimonialista, é ideal que você mantenha os dados de todos os contratos, preço total e datas de pagamento de boletos para que tudo seja controlado e você não se perca ou ultrapasse demais seu orçamento.

Com isso se no meio do caminho você percebe que sua conta está no limite, é melhor rever se esta festa poderá acontecer no prazo desejado.

Quem tem a palavra final?

Quando algo que planejamos envolve muitas pessoas pagando, a tendência é haver alguma confusão. Sua mãe ou sogra por estarem pagando podem te questionar e querer te forçar a escolher algo que não queira.

É importante desde o começo deixar claro para as pessoas que te ajudam financeiramente, de que a festa é dos noivos. Fale com jeitinho, por mais que eles estejam ajudando vocês a festa continua sendo um sonho pessoal do casal, e por isso muitas decisões como quem será convidado, precisa do ok do casal.

Quando você começa o processo de planejamento de sua festa de forma organizada, a tendência é que isso continue até o final. É algo que no começo parece chato, mas depois você pega gosto pela coisa. Muitas noivas inclusive montam um diário e depois guardam de recordação. O que pode ser até útil para uma amiga. Paciência e determinação são as palavras-chave desse momento.
 
Bjs bjs

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!