noiva-planejando-seu-casamento
Planejamento e Organização

5 Passos para começar a planejar um casamento!

A grande dúvida das novas noivas é: por onde começo a planejar meu casamento? Simples ou luxuoso, os passos a seguir são idênticos e te garanto que é a parte mais legal de tudo que você viverá nos próximos meses.
Os casais realmente amam organizar festas de casamento. Antes era coisa de mulher, hoje é de todos. Cada dia observamos mais homens envolvidos no evento e tomando a rédea de muitos detalhes. E isso é muito legal, quando a festa é planejada com o casal unido fica mais fácil tomar decisões e controlar os custos do evento.

Os primeiros passos para começar a organizar um casamento começa no planejamento. Você não precisa se preocupar com custos, somente com seus sonhos e idéias. E planejar é sonhar, você identifica o que irá precisar e as ferramentas para alcançar o casamento dos sonhos do casal.

Essa é a fase onde não existem preocupações. Vamos lá?

1° Passo – Responda as perguntas:

  • Seu casamento será grande (todos que você conhece) ou pequeno (amigos íntimos e parentes)?
  • Será ao ar livre ou em local fechado?
  • O casamento vai ser na sua cidade (uma de suas cidades de natal ou sua cidade atual) ou destination wedding (praia, Bahamas)?
  • Você deseja ter um casamento moderno, clássico, vintage, boho, espírita, rústico ou com tema ousado?
  • Os convidados estarão de traje social ou casual?
  • Quando você deseja que será a festa: na primavera, verão, inverno ou outono?

2° Passo – Explosão de idéias (Brainstorming)

Junte todas as referências possíveis. Tudo que você gostar deverá ser salvo, recortado e lido. Mesmo tendo uma cerimonialista é importante você saber como as coisas funcionam para poder cobrar. Quanto mais informações você juntar mais claro vai ficando a sua mente, dai fica fácil direcionar um estilo.

No Salve a Noiva você encontra muitas informações sobre o assunto, mas você precisará mais que isso. O Instagram é perfeito para buscar inspirações e fornecedores. Além de ter acesso a milhares de fotos você consegue analisar a frequência e trabalho de um fornecedor.

Para salvar as imagens a melhor ferramenta é o Pinterest, nele você salva online todas as fotos e matérias que gostar. Pelo app fica mais fácil mostrar as fotos para sua cerimonialista sem precisar salvar no celular ou no computador. Se você ver algo bacana em uma revista, tire foto e salve nele.

https://www.instagram.com/p/BJ9VeCtAlmZ/?taken-by=salveanoiva

3º Passo – Estilo da festa

A definição do estilo do seu casamento pode indicar o custo dele. Um casamento na praia apela para uma vibe mais descontraída, enquanto no salão pode exigir um casamento mais clássico e elegante. 

Não se esqueça de que o perfil do casal é muito importante, não é algo que você pode decidir de acordo com a moda, pois existem itens que são fechados meses antes. Qual culinária é a sua preferida? Prefere um jantar íntimo ou festas até o amanhecer? Gosta de ambientes requintados ou onde as pessoas fiquem à vontade?

O importante é ter em mente que o tipo de local escolhido irá direcionar boa parte de sua decoração, e isso deverá estar em todos os aspectos de seu casamento, assim como as cores!

4º Passo – Cores

A cor é o fator unificador de todos os elementos da festa, desde os convites até os vestidos das daminhas. Ás vezes você pode não ter idéia disso, se sente confusa. Tem uma técnica para saber, se você reparar em todas as fotos que salvou descobrirá que ali terá uma cor presente. Eu por exemplo sempre salvei fotos com flores brancas e rosas. 

Você pode escolher até 3 cores para a decoração e depois acrescentar a estas mais duas, um tom neutro e/ou metálico. Tem pessoas que gostam de 3 tons fortes e totalmente diferentes, e mesmo parecendo estranho um bom decorador consegue fazer tudo ficar bonito.

5º Passo – A parte chata

Depois que você enxergou a linha que sua festa seguirá, é normal imaginar que é só contratar os fornecedores e deixar tudo agendado. Tudo vai depender do tamanho da sua festa e seu tempo disponível para organizá-lo.

Você poderá contratar um cerimonialista (não precisa ser logo no início mas não indico contratar só a do dia) para dar as opções de fornecedores e fazer tudo se encaixar perfeitamente, sem riscos. Ou você pode ser muito regrada e ter noção das seguintes tarefas:

  • Conhecer todos os itens necessários para uma festa acontecer;
  • Entender como planejar as entregas e as pessoas que trabalharão no dia do evento;
  • Elaborar listas de tarefas de acordo com prazos;
  • Contratar fornecedores; muitos fornecedores;
  • Ler os contratos assinados para saber o que cada um irá te fornecer no dia e horário estipulados.
  • Tomar decisões, algumas rápidas demais;
  • Ser disciplinada e muito organizada;
  • Saber controlar e administrar seu dinheiro. Quanto mais organizado você for, mais economias irá fazer!
  • Lidar com decepções e estresse!

https://www.instagram.com/p/BEhigcvlXz1/?taken-by=salveanoiva

Não é difícil organizar uma festa mas também não é fácil. Você pode ficar um pouco triste, maluca, cansada e achando tudo impossível, mas no final tudo dará certo independente do caminho que seguir. Eu passei por tudo isso, tive minha festa e estou viva e feliz!

Quanto antes você começar a se preparar e organizar as coisas, mais fácil tudo vai ficando. Inclusive um prazo maior de tempo de planejamento te dá mais folga para fazer os pagamentos. E assim tudo fica mais fácil!

Bjs

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!