Impressos

Endereçamento e caligrafia para convites de casamento

Existem muitas dúvidas s sobre endereçamento ou a forma de escrever nos convites de casamento. Acredite, isso é simples. Acho que mais que a caligrafia do envelope.

O convite é a primeira impressão que as pessoas tem de sua festa de casamento. Mesmo sendo um evento tradicional, hoje não existe aquela obrigatoriedade de escrever formalmente os nomes dos convidados nos convites. Você até pode brincar com envelopes coloridos e letras mais vivas como das fotos abaixo!

Usar a informalidade ajuda a deixar o convite mais personalizado e carinhoso, podendo escrever o apelido do amigo junto ao nome, colocar Vovô João e Vovó Alice, Tio Carlos e assim por diante.

Mas a primeira coisa a ser feita após a lista de convidados estar pronta não é descobrir como endereçar os convites, e sim descobrir o nome completo de seus convidados. Isso vai dar um pouco de trabalho mas é necessário principalmente em eventos formais. E se não souber, pergunte!

Announce your big day with elegance and style with custom hand lettered wedding envelopes. Hand lettered by me in my modern calligraphy style:

Apenas o casal

O nome do homem vem sempre antes ao da mulher.

Sr. e Sra. Marco Bianco

Sr. Marco Bianco e esposa

Casal Homoafetivo

Por educação o ideal é agir com naturalidade e usar o endereçamento como de um casal comum.

Sr. Paulo Pereira e Sr. João Fonseca

Sra. Patricia Santos e esposa

Casal e filhos

Quando os filhos são adultos e tem sua própria família ou não moram mais com os pais, você deve mandar convites separados. Um para cada casa.

Sr. Marco Bianco e família

Marco Bianco e família (informal)

Lembrando que o “família” significa que você está convidando todos que residem na casa, as crianças ou adolescentes, a avó que mora junto e até as namoradas dos filhos..

Pessoas que moram juntas mas o sobrenome é diferente

Sr. Marco Bianco e Sra. Aline Rodrigues

Sr. e Sra. Marco Bianco

Marco e Aline (informal)

Namorados que não moram juntos

Se você tem amizade com o casal; o ideal é entregar um convite para cada, pois corre o risco deles terminarem o namoro nas semanas antes do casamento. Mas se você não acha necessário, tudo bem mandar um. Minha opinião é a seguinte, se você conhece só a amiga, não tem porque colocar o nome do namorado.

Sr. Marco Bianco e Srta. Aline Rodrigues

Marco Bianco e Aline Rodrigues (informal)

Amigos 

Esse é o mais simples e no convite informal permite um tratamento carinhoso.

Sr. Marco Bianco

Marco Bianco

Ao amigo Marco Bianco

À querida (amiga) Aline Rodrigues

Padrinhos

Em alguns casamentos os padrinhos recebem um convite especial, que seria um convite junto com um presente. Isso não é obrigatório, eu mesma não fiz no meu casamento.

O endereçamento deles segue as mesmas regras acima.

nomes convite de casamento

Caligrafia

Depois de descobrir os nomes completos de seus convidados, você precisará colocar em prática o aprendeu aqui. Existem duas opções, você mesma pode escrever os nomes nos envelopes ou contratar um serviço de caligrafia.

Quando você contrata este serviço tem a opção de escolher dezenas de fontes diferentes deixando o convite mais especial, em eventos formais e informais. A vantagem, além da letra ficar perfeita e com uma grafia linda, isso te economizará um bom tempo e evitará estresse com erros na hora de escrever.

Existem pessoas que escrevem com penas e trabalhos digitalizados, mas acho que se vai pagar prefira a escrita mão que para mim tem mais emoção. Os valores são cobrados por envelope, de R$ 1,00 a R$ 5,00.

caligrafia convites de casamento 2

Vamos as verdades!

Seja como você escrever os nomes dos convidados no convite, poucas pessoas conhecem as regras de endereçamento. Por mais que sua lista seja contada e você está convidando apenas o casal, as pessoas não sabem ou não respeitam e levam filhos que não moram mais com eles ou as namoradas dos filhos.

No quesito convidados casamento é algo complicado. Além de todo o estresse para montar a lista, na hora de receber a confirmação você começa a perceber que o número de pessoas por família está acima ao que você contou em sua lista.

Pode ser que esses “extras” te ajudem ocupando o espaço de quem não vai, mas também pode estourar o número de convidados e você ter que aumentar a quantidade de mesas e buffet.

Qual a sua opinião, será que os convidados deveriam respeitar ou cada um pode levar quantas pessoas quiser? E você, já colocou extras na sua confirmação para uma festa?

Caligrafia

Château du Papier

Valéria Serejo

Andréa Branco

FG Convites

 

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!