Gastronomia

Tipos de coberturas para bolo de casamento

Eu sou daquelas que escuta nome de tecidos e nem imagina o que é. Para cobertura de bolo é a mesma coisa. Se assim como eu você nem tem ideia quando falam pra fazer um bolo com fondant, chegou a hora de esclarecer!

bolo-com-cobertura-de-marzipan
Marzipan

Marzipan

É um um doce de origem árabe, uma pasta feita com amêndoas, açúcar e claras. Como pode ser moldada é usada em cobertura de bolos. Por ter sabor de amêndoas, é indicada para bolos com frutas.

bolo-de-casamento-fondant-com-flores
Fondant

Fondant ou pasta americana

Os dois nomes significam a mesma coisa. É a cobertura de bolo mais popular e com acabamento mais liso, ficando perfeito. Muito moldável, suporta altas temperaturas e a umidade o deixa com efeito brilhante. Quando vemos bolos que são perfeitas esculturas, esses são feitos com pasta americana.

bolo-de-casamento-dourado
Buttercream
bolo-de-casamento-buttercream
Buttercream

Buttercream

Uma mistura de açúcar e manteiga fazem essa cobertura cremosa. Ela pode ser tingida com diversas cores e é fácil de ser aplicada mas deve ser usada com cautela, já que com calor e umidade pode derreter. Para casamentos de verão, durante o dia não é indicado.

bolo-de-casamento-glace-royal
Glacê real

Glacê real

Usada para criar detalhes firmes, como os desenhos sobrepostos no bolo. Sabe aquelas bolachinhas com cobertura branca? Esse é o glacê, que também pode ser usado como cola. Ele é feito com clara, suco de limão e açúcar de confeiteiro.

bolo-de-casamento-ganache-1

Ganache

É uma mistura de chocolate com creme de leite muito usada em sobremesas. Ele pode ser derramado sobre os bolos como na foto acima, criando um efeito de “água na boca”.

naked-cake-casamento.jpg

Naked Cake

Ao contrário do que falamos aqui esse é o bolo pelado, com ausência de cobertura. Este bolo pode ser feito branco, de chocolate ou como um red velvet (vermelho). Os recheios podem ser diversos e sua melhor decoração é com frutas e flores.

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!