Dicas!

Como adiar uma festa de casamento sem chamar atenção?

Diversos problemas podem surgir durante o planejamento de um casamento. Muitos podem ser resolvidos com algumas conversas, outros precisarão de decisões mais importantes como adiar a festa.
A partir do momento que decidimos nos casar, nós desejamos que seja para toda a vida. Outra coisa é que não imaginamos que organizar uma festa de casamento precisa de tanto dinheiro e energia para ser feita. Nessa fase, o que vemos são casais que estão super estabilizamos, se amam muito e no momento do planejamento começam a brigar.

Alguns, dizem que ao planejar um casamento fica explícito os casais que são entrosados e dedicados a aquele sonho, e o mesmo para os que não tem sintonia. Essas brigas acabam se estendendo aos pais e sogros, todo mundo acaba se metendo e aumentando o estresse. Também existem casais que simplesmente decidem morar juntos e ter uma festa, sem uma planejamento financeiro adequado e tudo que envolve uma vida de casado.

Nesses momentos estressantes, muitos chegam a repensar se estão preparados para dar este passo importante. Esse “preparados” serve para: falta de dinheiro; tempo para lidar com os preparativos; momento de vida profissional e até se realmente o que vocês sentem é amor. Se desejam passar o resto da vida juntos e se compartilham dos mesmos sonhos. Infelizmente as tensões viram discussões e por mais que seja uma questão financeira, isso vira pessoal.

O importante, seja qual for a sua decisão, é nunca pensar no que as pessoas vão dizer. Você não é a primeira e nem a única noiva ou noivo a adiar ou cancelar um casamento. Sim, existem homens que casam por pressão. Tomar esta decisão é um passo difícil e doloroso, mas seus familiares e convidados terão que respeitar.

Primeiro passo

Avalie os motivos que te deixam insegura e fazem você questionar se esse é o momento certo para se casar ou ter uma festa. Converse com seu noivo e exponha seus sentimentos, pode ser que ele sinta o mesmo que você.

Se esses problemas estão envolvidos com os pais, você terá que confrontá-los e conversar. Pior, pode ser que você queira adiar o casamento mas eles não. Seja sincera e diga que esse é um passo muito importante na vida de vocês e por isso precisam de um tempo.

Para problemas financeiros, é melhor calcular o quanto você precisará e se conseguirá arcar com todos os custos + 10%. Sentindo que a conta ficará pesada, altere a data para 6 meses a frente ou até 1 ano, antes de fechar contratos importantes como buffet e banda, e assim evite que tenha que pagar multa.

Segundo passo 

Depois de conversarem e optarem por adiar a festa de casamento, avise as pessoas mais próximas de vocês, como familiares e padrinhos. Avise pessoalmente e sem ser especifico, ninguém precisa saber o real motivo disso. Para encurtar a conversa fale que acharam melhor adiar alguns meses para fazer uma festa mais bonita, por isso decidiram ir com calma.

Com o restante é diferente. Se ainda não enviou Save the date não precisa comentar com ninguém, o que é um alívio. Caso tenha enviado os convites oficiais, você terá que avisar essas pessoas por telefone ou enviar cartões formais de cancelamento da festa. Essa é uma parte que não precisa ser feita por você, uma assessoria se responsabiliza ou pode ser feito pela sua mãe.

Exemplo: Sr. e a Sra. Rodrigues informam que o casamento de sua filha Barbara com Lucas foi cancelado.

Se já começou a receber os presentes de casamento, devolva e envie um cartão se desculpando pelo incomodo. Se for uma lista de presentes pela internet, cancele as compras.

Com os serviços, tudo irá depender do contrato assinado. Pode ser que tenha multa e pouca devolução do dinheiro. Caso o cancelamento do casamento seja apenas para vocês terem mais folego de pagamento, e assim fazerem em a festa em uma data mais a frente, tudo vai da conversa com este fornecedor.

Com isso você já sabe como falar com as pessoas, seja curta e breve, sem falar os verdadeiros motivos, tipo artista. E se insistirem no assunto diga que você não irá falar.

Terceiro passo

Espaço!

As pessoas precisam respeitar sua privacidade e nem sempre fazem isso. Infelizmente, nesses momentos é bom você tirar um descanso de encontro familiares e se resguardar. Não como uma fuga, mas para evitar ouvir o que não quer e não precisa, e para evitar uma discussão familiar. É claro que ninguém fica feliz numa situação como essa.

Se em qualquer ambiente que você se encontra, escola, trabalho e familiar, começarem a falar muito, simplesmente diga que quando você tiver uma nova data para a festa avisará. E encerre o assunto.

Pense que a festa é um dia, a vida de casada é para sempre. O que realmente importa é que, no final de tudo isso, vocês dois serão felizes e casados. E se não for com ele, será com outra pessoa. Mas a sua felicidade vem em primeiro lugar!

Se o tempo for relacionado a dinheiro, melhor, porque assim, não começarão uma vida de casados com dívidas e discussões. Se for pelo término de relacionamento, tire um tempo para cuidar de você, medite, se exercite, viaje com as amigas, respire…

Se quiser chorar, chore. Se precisar chorar mais, chore mais. Se precisar falar com alguém, me mande um e mail. Limpe a sua alma, eu garanto que no final de uma decisão tomada, o sentimento de liberdade e peso no coração vão embora.

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!