Dicas!

8 Questões para você saber se está pronta para casar!

Você encontrou a sua cara metade. Parabéns! Imagino a sua ansiedade com o dia de seu casamento, imaginando acordar ao lado de seu melhor amigo todas as manhãs.

De acordo com uma reportagem do New York Times o casamento oferece uma série de benefícios físicos, emocionais e financeiros. Mas me diz uma coisa, isso é algo que você realmente quer? Casamento não é só falar que ama e ter dias coloridos sempre, nem é o que mostro aqui, o que mostro são festas e MOMENTOS felizes.

Em algum momento podem ter situações que se não há amor de verdade não tem relação que aguente. E também pode ser que você não tem certeza do que quer fazer, normal! Tem casais que casam por conveniência ou porque a menina está grávida.

Para tirar suas dúvidas pergunte a si mesmo estas questões para determinar se é o momento certo para ir até o altar. Isso serve para noivas e noivos.

are-you-ready-to-get-married-650-542

1. Você querem as mesmas coisas?

É importante que o casal esteja na mesma fase, se os planos para daqui 2 ou 10 anos forem diferentes vocês podem ter problemas. Ás vezes seus planos era de fazer um intercambio, conseguir uma transferência para um emprego no exterior, etc. Será que você é flexível a ponto de aceitar as conquistas dele ou deixar as suas de lado por um casamento? Será que isso no futuro não possa virar algo que se jogue na cara…”deixei de fazer por você”.

2. Vocês tem os mesmos valores?

Além de seus objetivos para o futuro vocês devem compartilhar valores. Quais você quer priorizar, será que ele aceita as suas questões religiosas ou você compreende as dele? Você entende que ele precisa sair com os amigos para beber uma vez por semana ou jogar aquele futebol?

Achar que depois de casar vai controlar e segurar o outro pode não ser uma boa ideia.

3. Você conhece a pior parte do outro?

Na saúde e na doença e em todos os momentos, isso é verdade. Não é só compreender o outro quando está irritado, doente ou quando te fala algo que te dá raiva. É entender momentos em que se perde um emprego, não ofender e nem humilhar ninguém e se doar ao outro quando precisa. Só para vocês terem ideia o que mais leva casais a se divorciarem são os problemas financeiros, muitos não aguentam o tranco.

Nem é o tranco, é a falta de conversa e de falar o que sentem, abrir o coração. O casal está construindo uma vida e não brincando de casinha, um casamento precisa de muito apoio e compaixão. O pior lado dele pode ser uma bebedeira, a dela a raiva.

4. Você gosta da família dele ou ele a sua? 

As famílias precisam se dar bem! Você e seu marido serão uma família, seus pais outra e a dele outra.

Você pode estar completamente apaixonada pela família dele, mas será que você vai saber lidar com as piadas do pai e as cutucadas da cunhada o resto da sua vida? Você consegue sentar em uma sala com eles e sentir que faz parte daquilo? Você pode ir em uma viagem com eles e se sentir segura e protegida?

Você tem que entender que as pessoas raramente mudam e certos hábitos são levados para vida toda. Da mesma forma que tem coisas irritantes tem famílias com problemas de saúde, financeiros e pode ser que sua sogra ou filho de outro casamento precise morar com vocês em algum momento. Você vai segurar essa barra?

5. Você aceita sua história de vida?

Todo mundo tem um lado escuro. Experiências boas e más, transforam as pessoas então você precisa aceitá-las como são.

Existem pessoas que tem algum vício, outros tem filhos de antigos relacionamentos, problemas familiares, etc. Nessas horas difíceis é que se prova o amor, tentar compreender e querer ajudar o outro em troca de nada e sem pressa.

6. Vocês são financeiramente compatíveis?

Os hábitos de consumo desempenham um papel importante em qualquer união. Se você está na fase econômica e seu parceiro na de roupas de grife e carros luxuosos pode ser que vocês tenham problemas ao planejar um casamento. O dinheiro é uma das principais fontes de tensão nas relações, então você precisa estar na mesma página do livro e do banco.

Conheço casais que enquanto a menina estava lutando para pagar a festa de casamento o noivo estava comprando jetski e dando churras todo final de semana. Ela se matando pra pagar as parcelas do financiamento do apartamento e ele deixando de pagar a parte dele. Isso tudo vai somando energia negativa e pesada no relacionamento do casal, que acaba se casando porque as coisas estão encaminhadas, mas será que ai existe amor?

7. Você confia nele?

A confiança perdida é difícil de se recuperar.

Digamos que você pegou o seu parceiro em uma mentirinha boba, e depois de novo e de novo. Ou você teve um relacionamento anterior com traição e agora imagina que o mesmo vai acontecer com esse.

Se você está com problemas em confiar no outro essa relação vai ficar tóxica e você aquela noiva chata que pega no pé. Existem opções, ás vezes um terapeuta te ajuda a resolver esse problemas, é claro que se seu parceiro mente o tempo todo tem algo de errado ai. E mulher sempre sabe quando a coisa é da cabeça dela e quando ela não quer enxergar algo que todo mundo vê.

8. Vocês conversam?

Não estou falando da quantidade de whats que vocês trocam durante o dia! Escrever te amo e estou com saudades é fácil!

Quando digo conversar com o outro é para aqueles momentos em que você se sente livre para expressar suas emoções, preocupações e desejos sem julgamento. Isso é mágico, muitos casais não conversam e não se abrem. Já reparou em restaurantes casais que ficam o tempo todo no celular ou um não fala com o outro, isso é horrível!

O seu parceiro deve ser a primeira pessoa que você se sente confortável em contar algo ou quando você precisa de ajuda e mais, quando vocês tem algum problema na união de vocês.

0820bbf38192003c3e6858de41f12957

Esse texto é pra mostrar que nem sempre estamos preparados para o casamento. Casar não é só a festa, não é aquela paixão do primeiro ano de namoro ou a famosa questão de que você está ficando velha.

Ás vezes vale a pena esperar um tempo a mais para casar e sentir que vocês estão preparados para isso ou até preferir fazer um intercâmbio antes de assumir um relacionamento tão sério. Acredite, quando casamos as coisas mudam bastante, no meu caso para o bem, mas nem sempre é assim…

Por isso se você tem qualquer dúvida e insegurança abra o coração para seu parceiro e diga o que sente. Esperar não quer dizer que vocês não terão um lindo futuro juntos!

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!