noiva com vestido manga longa, rendado, e buquê com flores brancas e pink
casamento ao ar livre

Cuidados para decorar um casamento no campo

Existem detalhes da decoração de um casamento no campo que um bom decorador e cerimonialista são capazes de prever. Mas a noiva precisa saber como as coisas funcionam para poder sair tudo como ela gostaria e sem contratempos.
Casamentos no campo são extremamente românticos e especiais, tem algo na combinação da grama verdinha com o pôr do sol que é difícil de explicar, mas você consegue sentir. Em locais assim, mesmo com uma grande quantia investida em decoração, sabemos que nada ficará mais lindo do que a paisagem natural.

10 Dicas Indispensáveis para um casamento perfeito ao ar livre

Coisas que ninguém te conta sobre um casamento na chácara ou em casa

Início

Antes de decidir fazer um casamento ao ar livre, você deve ter em mente algumas coisas. Decorar um casamento no campo significa que você precisa levar tudo para lá, literalmente. Para fazer um festa ao ar livre, você precisará levar mesas, cadeiras, ter uma boa estrutura de iluminação e mais diversos itens locados para ter o espaço perfeito para acomodar seus convidados. E se você não quiser contar com a sorte, precisará locar tendas em épocas de chuva e um gerador para cuidar da demanda de energia.

Um espaço ao ar livre pode ser muito grande, e para ser bem decorado precisa de um boa equipe. Você precisará definir um layout (estudo da disposição das pessoas, móveis e objetos) para que não fique espaços vazios. Por exemplo, você sabia que mesas redondas ocupam um espaço diferente de mesas quadradas? Mas não só as mesas, você precisará de espaço para a banda, a pista de dança, o bar, buffet e dezenas de outras coisas.

Se o local for de difícil acesso e sem sinal 3G, é delicado enviar um mapa junto com o convite e colocar uma referência na entrada do local casamento.

As flores pink realçam a beleza do ambiente

Flores

Ao mesmo tempo em que você precisa de abundância para elas se destacarem, existem algumas flores que são mais resistentes e indicadas para casamento no campo como Rosa, Dália, Peônias, Callas, Orquídea Cymbidium, e claro as folhagens.

O florista contratado deve estar ciente de que em um casamento ao ar livre os arranjos de mesa podem desaparecer. O contraste entre a natureza e seu arranjo pode fazer com que visualmente ele desapareça nas fotos. O mesmo para locais floridos, você não vai querer uma competição entre as flores naturais do local e as do seu arranjo. Já reparou que algumas cerimônias ao ar livre, com muitas árvores ao redor, são sempre feitas com pouca decoração ou quase cruas?

 

Lounges

Você imagina que um  casamento ao ar livre tem espaço de sobra. Para não passar a sensação de vazio ele deve ser bem planejado, e um lounge é perfeito para isso. Este espaço é perfeito para os convidados relaxarem, terem uma conversa mais intima e descansarem seus pés. Um bom lounge precisa de um sofá confortável, pufes, almofadas, mesa de apoio para os drinks e cinzeiro.

Vento

O vento pode aparecer no verão ou no inverno, você não consegue controlar. Esse é um detalhe que a cerimonialista e os fornecedores responsáveis pelo som e filmagem devem pensar. Será que as toalhas de mesa ficarão no lugar em um evento assim ou seria melhor uma mesa como da foto acima? Será melhor usar velas de LED para garantir que permaneçam iluminadas? E o som da cerimônia, vai conseguir ser captado?

 

Essas são pequenas dicas para decorar o seu espaço da melhor maneira possível, com elas você já consegue definir um estilo de decoração e indicar para os fornecedores. Mas um casamento ao ar livre precisa de muitos outros detalhes como um bom plano B para eventuais contratempos.

Não deixe de buscar referências para sua festa, só entendendo como tudo funciona você consegue cobrar o profissional quando achar necessário.

 

 

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!