casamento ao ar livre

Coisas que ninguém te conta sobre casamento em chácara ou casa.

Pensar em casar na chácara da família ou no quintal da sua casa (home wedding) é uma boa idéia para reduzir custos e deixar a festa mais intimista (se for com menos de 150 convidados né). Mas o que mais reparo é que as pessoas não se preocupam muito com a estrutura do local, e isso acaba refletindo na recepção, convidados e fotos da festa, que será sua unica lembrança do dia mais esperado da sua vida.

Decoração

Já pensou no local em que tirará fotos? Aonde será a cerimônia? Se você quiser fotos bonitas já pense em locais estratégicos para montar o local da cerimônia.

Você pode ir cuidando da paisagem natural do local meses antes da festa, com a ajuda de um jardineiro ou paisagista para que até a festa tudo fique lindo. Pode parecer bobagem, mas é algo que vai fazer diferença no dia do casamento e ainda sai mais barato que muito investimento em decoração para “maquear” o local. Grama sem falhas, cerca vida preenchida como da foto abaixo, árvores saudáveis, etc.

Além da vegetação tem os adicionais. Um decorador ajuda muito. Ele terá uma visão diferenciada de tudo que poderá ser feito para que o ambiente pareça aconchegante e preenchido. Aqui podemos fazer um corredor decorado para a entrada da noiva, ali um espaço para o bar, etc. A pior coisa é você gastar dinheiro em decor e depois ficar com aquela sensação de festa vazia.

ideias-casamento-no-quintal

Banheiros

Seu casamento não é um festival de música, então não poderá ter filas para usar o banheiro e pior, o que mais me dá nojo é quando vamos ao toilette e está com o chão molhado, sem paapel e fedendo. Até 50 pessoas você consegue administrar com um banheiro feminino e um masculino. Acima de 120 convidados pelo menos 3 de cada; e nada de esquecer de colocar papel e sabonete suficiente!

A boa noticia é que hoje você encontra banheiros químicos de luxo que em nada lembram os azuis tradicionais, eles tem ar condicionado, torneira automática, vaso tradicional e nada de pisos molhados e fedidos. Encontrei duas empresas que prestam esse serviço: WChic e BanheiroVip.

Cozinha

Será que a estrutura da sua cozinha é suficiente para uma equipe de buffet? Isso é muito importante e deve ser verificado logo após a contratação da empresa. Fale com o responsável e leve-o até o local para ver a quantidade de geladeira, questione se precisará de freezer e mesas a mais. Se o chef falar que não precisa ir suspeite, já pensou no dia não ter onde armazenar carnes e bebidas?

Iluminação

No quintal de uma casa acredito ser mais fácil iluminar, se o local não for muito grande. Em uma chácara normalmente é mais difícil. Eu penso assim, se casasse em um sítio optaria por montar toda a estrutura ao ar livre, aproveitaria a natureza. Com isso meu investimento em iluminação teria que ser muito maior pois as pessoas não poderiam ficar no escuro e sem iluminação como eu teria fotos bonitas?

Esse é um investimento que pode ser um pouco caro mas faz toda a diferença na decoração.

Resultado de imagem para backyard wedding ceremony and reception

Locação de materiais 

Por mais que você tenha mesas e cadeiras suficientes existirão muitas coisas que precisarão ser alugadas. Eu sempre falo que festa de casamento é uma verdadeira ilusão, você acha que gastará $$ e nem precisará de tantos serviços para que tudo dê certo; mentira pura. Mas isso só descobrimos durante o processo e $$ vira $$$!

As cadeiras não podem ter exatamente no mesmo número de convidados, nem as mesas (para convidados, para o bolo, para o serviço de buffet). Você precisará de pratos e copos extras imaginando que uma pessoa não usa só um copo e bebe diferentes bebidas, toalhas de mesa, talheres e mais uma lista infinita de coisas.

Vizinhos

Dependendo da vizinhança isso pode causar confusão. É elegante você comunicar alguns vizinhos de que no final de semana haverá uma festa ali. Claro que isso ão se aplica a chácaras que sempre são alugadas para eventos, provavelmente eles já se acostumaram com o som alto; ou não!

Imagine que além do som até altas horas (tem condomínios que não toleram após ás 22 h; verifique!) terão muitos carros estacionados pela vizinhança e no final aqueles convidados alegres demais que saem fazendo zuera pela rua.

No dia seguinte entregue alguns docinhos!rs

casamento-decoracao-ao-ar-livre

Convidados

Chato de pensar mas é a realidade. Quantas vezes você não ouviu falar de pessoas que perderam paletó ou celulares em uma festa de casamento? Tenho amiga e que ficou sem sandália em um casamento top.

Se você for fazer uma festa em sua casa tem que lembrar que terão muitas pessoas circulando dentro dela, pessoas que você nunca viu. Mesmo que a festa seja fora, sempre tem gente que entra na casa, fora os fornecedores que estão trabalhando. Então guarde objetos de valor e tranque as portas de alguns quartos.

Estacionamento

Em chácaras normalmente não temos esse problema, mas se você preferir deixar seus convidados mais confortáveis, principalmente se estiver chovendo, vale a pena contratar um serviço de valet.

Se o casamento for em casa corre o risco de não ter aonde estacionarem os carros na rua, por causa de outras casas. Infelizmente com chuva ou sem nesses eventos sempre a grama fica destruída né!

Spanish Destination Wedding in the Woods - photo by En Route Photography http://ruffledblog.com/spanish-destination-wedding-in-the-woods

A verdade é que muitos detalhes passam despercebidos e quase sempre percebemos depois da festa. Pequenas coisas que somadas fazem a diferença em todo o planejamento e execução. Pior é tentar resolver esses detalhes durante o evento, que fica muito mais dificil! Já pensou seu pai saindo pra comprar papel higiênico, copo de plástico ou gelo no meio da festa?

São coisas que organizando sozinha ficam mais dificeis de serem mensuradas, mas nada que seja impossíveis de serem feitas!

A festa é dos noivos mas quem mais usufruí são os convidados, então no final você tem que pensar em como eles se sentirão. Se eles ficarem confortáveis e se divertirem a sua festa será um sucesso com certeza!

Bjs bjs

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!