Gastronomia

Como montar uma mesa de sobremesas elegante

Pra gente pode não ser grande coisa, mas basta um dos convidados descobrir a mesa de doces que eles começam a atacar antes mesmo do jantar. Confesso, já roubei também, e sempre encho a bolsinha pra comer no dia seguinte!!

Pode parecer fácil montar uma mesa de sobremesas para um casamento, no estilo DIY, rústico, mas não é! Para que você monte uma mesa bonita no dia do seu noivado, casamento ou até do chá, veja essas dicas infalíveis:

decoração mesa de doces casamento 2

Defina um estilo

Como em todos os outros elementos do seu casamento, o estilo da sua festa tem que estar representado na sua mesa de doces. Ele pode ser rústico, elegante, na cor rosa, campestre, náutico, praia. Incorpore todas as cores e detalhes no bolo, toalhas de mesa, flores e forminhas de doces. Mas cuidado, quando falo cores não é tudo rosa!

Mesa de sobremesas casamento simples

romantic:

Altura

A diferença entre um mesa simples e uma bela mesa de sobremesas é a ALTURA – este é o elemento chave que irá transformar uma mesa comum em uma obra de arte. Com ela você terá profundidade e interesse visual, destacando elementos mais importantes da sua mesa, como o bolo, que sempre deve estar alto.

Use suportes para colocar os docinhos e tortas, de varios tamanhos e alturas. Se você não tem o suporte, pode fazer com opções acessíveis como troncos, caixas e malas.

como montar uma mesa de doces

Elementos decorativos

Você tem o estilo de sua mesa e já sabe que tem que adicionar um pouco de altura e volume. Ótimo!

Mas você não pode deixar só os doces, vai parecer que visualmente está com buracos, faltando alguma coisa. A maneira mais fácil de preencher sua mesa com decoração é adicionar flores em vasos ou outro recipiente, velas altas e baixas, quadros e itens que tenham identidade com a festa e com os noivos como uma mini bicicleta ou nota musical. Não há regra quanto ao número de itens, isso vai depender do tamanho da mesa, o importante é ficar preenchida como nas fotos.

Também pode ser colocado utensílios, talheres ou pratos para servir caso tenha tortas e bolos variados.

mesa do bolo casamento

Pano de fundo

Tecnicamente você não precisa disso, pode fazer sem um backdrop, mas ele ajuda a chamar atenção para a sua mesa de sobremesa e dá um toque especial. Você pode fazer com balões, guirlandas de flores, luzes de natal ou lâmpadas, fotos do casal, etc.

mesa de sobremesas com luzes
Se teu casamento for mini wedding não se preocupe em fazer grandes quantidades de doces

Identificação

É importante informar seus convidados dos sabores das sobremesas, ás vezes não comemos algo por não saber o que tem além do fato de alguém ter alguma alergia alimentar. Você pode contratar uma copeira para ir repondo e organizar a mesa de doces e assim informar se algum convidado perguntar, ou colocar plaquinhas com os nomes dos doces. Mas isso não é obrigação ok.

Doces

Se você estiver fazendo a sua mesa de sobremesa, se o fornecedor não for entregar alguém da família ou amigo de confiança deve fazer isso para você. Lembre-se que você tem que se arrumar, é seu casamento!

Quanto as quantidades não se preocupe, normalmente seu fornecedor sabe direitinho o melhor. Se você for fazer uma mesa com doces e bolos caseiros ou torta, é melhor reduzir a quantidade deles por pessoa. Imagine que uma taça como essa abaixo vale muito mais que um docinho.

Detalhe: você não deve colocar todos os doces encomendados sobre a mesa! Normalmente a copeira vai repondo, caso você não tenha uma, fale com alguém para ficar responsável por isso.

mesa de doces
Essa opção com várias sobremesas é ótima para mini weddings, ela substitui os famosos docinhos e você pode fazer um dia antes da festa.

Repare em todos os detalhes das fotos, observe com atenção e anote os itens que gostaria de colocar, para você conseguir reproduzir uma igual. E faça um teste antes!

Sobre o Autor

Aline Bianco

Aline Bianco

Nutricionista e Designer de Interiores, Aline Bianco fundou o Salve a Noiva em 2014 acreditando ser possível realizar um sonho de casamento, aliando bom gosto e tendências, independente do orçamento. Atualmente, Aline é responsável por toda a produção de conteúdo do Salve a Noiva, tendo produzido e criado centenas de posts, dezenas de vídeos e inúmeros materiais que hoje são consumidos por milhares de noivas, todos os dias.

Comente

Cliquei aqui para postar um comentário

Junte-se ao
Uma vez por semana lhe enviaremos nossa seleção de insights, tendências e tudo o que você precisa saber para que o grande dia seja inesquecível!